Terapia Cognitivo-Comportamental: uma abordagem clínica

02/05/2011 22:29

 A psicologia pode ser definida como a ciência que estuda os comportamentos e os processos mentais. Dentre as várias áreas de atuação da psicologia, a área clínica vem ganhando espaço na sociedade em virtude de vários fatores, entre eles, o contexto social em que vivemos. Seja no âmbito profissional, pessoal, familiar e social, a saúde mental tem sido um tópico relevante neste contexto atual.

Uma abordagem clínica que vem se mostrando eficaz no tratamento destas questões é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), que parte de dois pressupostos básicos: 1) nossas cognições orientam e controlam nossas emoções e comportamentos; 2) o modo que atuamos e nos comportamos pode interferir significativamente nas emoções e pensamentos.

Através de um conjunto de teorias, técnicas e procedimentos clínicos bem desenvolvidos, é traçado um plano de tratamento para o paciente que busca a terapia. As questões são as mais diversas: depressão, transtornos de ansiedade, transtornos alimentares, transtornos de impulso, disfunções sexuais, adoção, agressividade, estresse, dependência de drogas, dificuldade de aprendizagem, separação de pais, entre outros.

Nesse contexto, pode-se dizer, então, que a terapia é um local para o conhecimento de si mesmo e o funcionamento de sua mente, proporcionando recursos para o equilíbrio de seus pensamentos, emoções e comportamentos. Para que isso ocorre é fundamental que a relação entre o paciente e o terapeuta seja colaborativa, onde os dois tenham um papel ativo durante o processo psicoterápico.

 

Silvana Queiroga da Costa Carvalho

Psicóloga Clínica e Organizacional

Terapeuta Cognitivo – Comportamental