COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS - PSICOLOGIA: A ARTE DE ENTENDER O SER HUMANO!

09/08/2011 15:34

A Psicologia é uma Profissão nova no Brasil, onde foi regulamentada através da Lei 4.119/64 no dia 27 de agosto e nesta data comemora-se o DIA DO PSICÓLOGO, cujo objeto de estudo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem. O Psicólogo atua em várias áreas, de forma interdisciplinar, onde utiliza os seus conhecimentos específicos para facilitar processos com o objetivo de ajudar o ser humano a superar conflitos, buscar o equilíbrio e a descobrir e desenvolver suas potencialidades.

Mediante minha atuação enquanto Psicóloga na área Clinica e Organizacional há 31 anos, consigo entender que nossa responsabilidade é de ser um eterno Aprendiz no APRENDER A APRENDER. O SER HUMANO é inesgotável e cada vez mais esta ciência se desenvolve e se aprofunda em descobertas de novas técnicas para facilitar esta arte de compreender e entender o humano. Percebo a cada dia que estamos colaborando com áreas distintas e ganhado força com a tendência de a psicologia transpor os limites dos consultórios, das escolas, das empresas, dos hospitais, das comunidades, dos grupos e passando a ser exercida também em outros espaços, como no direito, nos esportes, etc.

Hoje me sinto plena nesta profissão tendo em mente que sou referência, multiplicadora, facilitadora e principalmente responsável por vidas na descoberta do equilíbrio e felicidade tanto individual, grupal e organizacional. Já vivenciei muitos momentos pessoais e profissionais que me levam a despertar nos colegas a necessidade de nos fortalecer enquanto seres para podermos atuar com ética e com segurança teórica e prática na área.

Como profissional na área clinica tenho a certeza que minha missão é comparada ao jardineiro que ajuda e proporciona ao interessado de saber retirar as ervas daninhas, colocar adubos e fazer com que descubra o melhor terreno para florir e crescer. Como profissional de Fortalecimento de equipes (grupos) tenho a convicção que a minha missão é iluminar os caminhos da unidade, despertando que o NÓS é muito maior e mais salutar no todo, já que o grupo é uma estrutura de interação, o que o torna uma unidade básica de trabalho, de investigação e de mudanças. Neste papel de facilitador somos o catalisador, o intermediário nesse e desse processo de auto conhecimento.  Como Consultora de RH, atuando em empresa tenho a missão de proporcionar a adequação e o desenvolvimento progressivo e integrado dos Recursos Humanos - motivação, trabalho em equipe, formação e desenvolvimento da liderança, em etapas crescentes e sucessivas, assegurando a satisfação profissional e conseqüentemente o crescimento da empresa.

Gostaria de deixar neste artigo uma reflexão aos profissionais desta área, como também às pessoas que buscam nossa profissão: Só podemos abrir a porta do lado de dentro. Independente das portas que se abrem para nós, se não permitirmos este novo olhar com congruência "PENSAR/SENTIR/AGIR", de nada adiantará às oportunidades que nos são dadas.

 

 

Ana Queiroga                         

Psicóloga Clinica e Organizacional, Consultora de RH, Facilitadora de Grupos

e Docente em  Pós Graduação em Cursos de Dinãmica de Grupo,

Gestão de Pessoas, Enfermagem do Trabalho e Enfermagem de Terapia

Intensiva nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas.